Confraternização

(Na geladeira)

quarta-feira, junho 25, 2008

O Segredo*

Sonhei um segredo.
É o que os sonhos fazem, nos contam segredos, de nós para nós mesmos. Mas este segredo eu já sabia; já vinha me sussurrando, muito discreta e cuidadosamente, por ser assunto muito sério. Tão sério que outros preferem guardar esse segredo, compondo músicas e poesias. Sempre lembro de um texto, que me marcou muito e acho muito bonito, do Drummond, e que se chama assim, Segredo, onde se diz: "A poesia é incomunicável, Fique torto no seu canto, Não ame." Lembro também de uma música dos Beatles, "Do you want to know a secret", que também pede cautela para a confissão que é feita. Eu mesmo, sem me dar conta dessa necessidade de manter algo tão importante em sigilo, escrevi há algum tempo atrás um texto entitulado Segredo*.
Mas, afinal, que conteúdo é assim, tão temeroso e importante, para que se guarde tanto segredo? Pois eu acredito que esse segredo seja o amor. Sim, o amor. Ao menos, foi isso que meu sonho quis dizer e que me parece ser o mesmo que esses outros estão a segredar: o amor, o motivo maior para muitos medos, muitos vícios e virtudes; esse sentimento capaz de construir, mas também de destruir, e por isso tanto cuidado; esse sentimento ao qual todos estamos fadados, para nossa alegria ou tristeza; sentimento que move a vida, mas que pode acabar com ela. Sentimento que pode ser a sorte de um carinho praticado por ações e palavras todos os dias, mas que pode também ser um trauma, temido e impronunciável. Que pode ser o que cada um decidir sentir e falar. Que pode ser motivo para lágrimas de quem se vê inundado por um sentimento fortíssimo, mas também pode ser o sangue de um crime passional. É o que John Lennon insiste em dizer em praticamente tudo o que canta, mas também poder ser o amor a uma idéia, a uma obsessão, como foi para Hitler. É o que toda sabedoria tenta ensinar, com religiões, filosofias ou psicologias. É talvez o que torna o mundo o que é, pois se amor não é carinho e respeito, e assim se torna a doença, o pathós inerente a cada indivíduo, então a vida é repleta de destruição, como se cada um desses indivíduos estivesse praticando a morte, a loucura e a destruição. É como se a cada momento um Cristo estivesse sendo crucificado pela traição dos homens, que não souberam ouvir e guardar esse segredo, não souberam amar nem ao próximo, nem a si mesmos. É como se gestos e palavras de intolerância, preconceitos e violências, fossem espinhos a furar a carne de um Buda que busca se livrar de uma existência, que por todos esses motivos, é dor.
O que meu sonho me contou, e o que estes que considero sábios – pois vejo nas palavras destes essa que é a única sabedoria que considero: a paz –, estão a contar, é a necessidade de se amar e a necessidade que este seja um sentimento bom. Esse é o grande segredo, que ao meu modo, sempre tão precário, tento questionar e dizer. É isso que faço às lágrimas, aos suspiros, torto em meu canto, com os modestíssimos textos que escrevo: digo que a amo, que a alegria que me cabe é poder cuidar do amor de uma pessoa que me faz muito bem, de meus amigos, e de todo verdadeiro carinho que possa haver. E que isso é bom porque é a paz.
Viver é muito perigoso, amar é muito perigoso. E tudo é tão mais triste quando não se está a enfrentar esse perigo, buscando e fazendo por isso, com a coragem que precisamos para enfrentar todos os vícios e fraquezas, com a coragem para enfrentar o desafio desse segredo tão importante que, para mim, é a única coisa que realmente importa: o amor que é paz.
Em outras palavras: amo você, minha querida. Amo minha família e todos os meus queridíssimos amigos.
Sonhei que te amava: eis o segredo.

Bruno*

4 Comments:

Anonymous Anônimo disse...

Ameiiii!!!
E amooo!!!
;-)

junho 26, 2008 2:42 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Talvez haja uma luz no fim do túnel.

junho 27, 2008 11:31 AM  
Anonymous Anônimo disse...

é isso aí ,segredo é o "AMOR'.Eis aí o segredo, simples o ''AMOR''.

junho 30, 2008 8:09 PM  
Anonymous Anônimo disse...

O segredo é esse o "AMOR", e é simples e simplesmente o AMOR , u te amo , mainha . Anônimo sou eu.

junho 30, 2008 8:16 PM  

Postar um comentário

<< Home