Confraternização

(Na geladeira)

quinta-feira, maio 29, 2008

Estranhas Religiões*

Pois nessas regiões, o messias cristão é outro. Um tal de Gesus, anunciado em faixas pela rua principal da cidade. Provavelmente esse messias não se importa que seu rebanho leve a vida ao som das mais belas pornofonias - as crianças pulando e cantando -, que seus homens estejam sempre acompanhados de uma boa lata de aguardente, ou negociando terras e mais terras de paraíso.
Também a vertente evangélica dessas regiões é bastante peculiar. Dia desses, outra faixa, no centro da cidade, anunciava: "DIAS X, Y, Z, A PRIMEIRA GRANDE CRUZA. EVANGÉLICA DE..." Isso me afetou a imaginação de tal forma; fiquei a conceber um enorme grupo de evangélicos libertinos em uma grande e entusiasmada orgia em praça pública! Infeliz abreviação; suprimindo o -DA, de CRUZADA, tranformaram um ato de fé comunitário em um enorme cabaré a céu aberto. Normal.
São religiões muito animadas, é verdade. Como o povo dessas regiões. Povo devoto, que improvisa a fé do jeito que dá. Outro dia desses, acordei assustado com os urros de um pastor que tinha fundado sua igreja itinerante ali mesmo, no quintalzão de terra daquelas casas, e cantava, e urrava ainda mais alto para as pessoas que passavam indiferentes, ou se rindo, na rua. Não considerei esse um desrespeito ao meu espaço privado; achei interessantíssmo.
Eu mesmo fico imaginando uma desas religiões estranhas pra mim. Não uma que necessitasse de fantasias e temesse Darth Vader. Quem sabe uma que se baseasse na literatura, filosofia, ou nos ensinamentos dos Beatles - já não disseram que John Lennon queria ser deus? Pois então.
Mas, felizmente, nasci muito preguiçoso, sem ânimos para me dedicar às verdades de qualquer uma delas. Todas muito interessantes, sem dúvida, cheias de sabedoria, muito iluminantes. Que elas então abençõem, aos urros de uma dionisíaca e fervorosíssima possessão, ou ao som de "All we need is love", a preguiça de um bicho inofensivo e quieto.


Bruno*

2 Comments:

Anonymous Anônimo disse...

Muito bom, uma cena de filme.

maio 30, 2008 11:36 AM  
Anonymous Anônimo disse...

ninguém merece ficar ouvindo baboseiras.

outubro 17, 2008 2:31 PM  

Postar um comentário

<< Home