Confraternização

(Na geladeira)

sábado, junho 28, 2008

Passarinho*

Muitos dos que lêem devem ter tido, quando criança, um relacionamento afetivo com árvore, se pendurando nos galhos - aos gritos das mães -, colhendo frutinhas, construindo casinhas e brinquedos. Acredito que minha geração seja provavelmente a última a contar com uma dessas histórias de árvore. E o mesmo acontece com as ruas de terra e com as brincadeiras em rua de terra, a pipa, o peão: jogos que não interessam mais a geração dos apartamentos e video-games.
O que não tive foi a oportunidade de caçar passarinhos. Não pela caça, obviamente, que é atividade muito maldosa, mas pelo prazer do contato com esses bichinhos encantadores, tê-los na palma da mão, conhecer suas variadíssimas espécies e cores e cantos. Não é a coisa mais bonitinha um passarinho andando, aos pulinhos?
Lembro do meu pai contando histórias de passarinho: investidas, negócios, cuidados. Um de seus maiores arrependimentos, segundo ele, era ter matado alguns passarinhos. Por isso, sempre que penso na palavra remorso me lembro de passarinhos. Aprendi a nunca permitir esse sentimento, e a ser bem quietinho, como quem espreita passarinho.
Já pensei em criar um calopsita em casa, mas o cativeiro é sempre uma judiação, e felizmente minha preguiça é sempre maior do que planos tão audázes. Já pensei também na hipótese de me tornar um passarinhologista, espécie de biólogo-fotógrafo amador, para estudar e saber tudo sobre passarinhos - idéia que, ao que tudo indica, terá o mesmo fim das outras.
Passarinhos são tão bonitinhos que dá até para conversar sobre eles sem ter a preocupação de dizer nada mais além de sua beleza; sem precisar fazer nenhuma consideração importante e séria sobre a vida. Só a palavra passarinho já é bonita: passarinho. Arte boa é assim, existe quase que naturalmente, um encanto em si, que surge sem a mão e a razão bruta do homem. Basta concentração e atenção para avistar uma, como a um passarinho. Com empenho e sorte, pode até ser que um atravesse a janela e entre em sua casa, pouse em sua cama, abra o seu livro favorito e repouse tranquílo - com todo o esplendor de sua plumagem à mostra -, cantando algumas levezas em palavras, como num belíssimo e epifânico vôo emoldurado por uma pintura que nasce diante de seus olhos emocionados.


Bruno*

4 Comments:

Anonymous Anônimo disse...

Zizuis!
1. Que bom que fazes o que eu não tenho - INFELIZMENTE! - conseguido fazer: dar um bocadinho de água, de quando em quando, pra esse passarinho hoje em dia tão quietinho que é o nosso blogue.
2. Essa aguinha que estás a dar tem o sabor fresco da terra, mesmo, e por isso é bom.
3. Eita passarinho bonitinho, sô!
4. Juro que me esforço pra, a qualquer momento, contribuir com essa vidinha por que tenho tanto carinho. Tem sido impossível, porém.

Saudades muitas

junho 29, 2008 5:40 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Lindíssimo.

junho 30, 2008 4:14 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Mano...sempre que penso em passarinho, me lembro de um poema, um dos melhores que eu já li:

Poema do Contra

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

Mario Quintana

Quanto ao teu texto, muito lindo mesmo. Inspirado e simples...muito bem escrito.

Abraço!!!

julho 02, 2008 10:32 AM  
Anonymous Anônimo disse...

perfeito.
sensível, cara.
senti uma calma muito grande lendo esse texto.

^^

julho 15, 2008 11:44 AM  

Postar um comentário

<< Home