Confraternização

(Na geladeira)

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Conto Fantástico*

Moro em uma vila de pescadores. No bom simples, levamos a vida diária, eu e meus vizinhos. As crianças brincam em terra, feito bichos livres. A mãe cuida do lar e o pai dos trabalhos do mar, enquanto eu sigo distraindo-me em meus pequenos afazeres: cozinhar, limpar a casa, dormir - em terras de muito sol, o cochilo na rede é atividade muito séria.
E foi num desses cochilos vespertinos que o inusitado aconteceu: meus vizinhos transmutaram-se em nove lindas chicas chilenas. Sim, não uma: nove! Como nos contos de fada - faço questão, porém, de insistir na veracidade destes fatos, pois não tenho talentos para ficção. Sem maiores explicações, minha vista e coração despreparados depararam-se com um onírico esquadrão celestial de ninfas chilenas. Quais as possibilidades de uma coisa assim acontecer? É absurdo. E eu que já desenvolvera afeto por meus ruidosos vizinhos, com seus singelos modos de expressar tudo em alto e bom berro. Eu que com eles aprendi a melodiosa sabedoria romântica da música brega, vi-os desvanescer.
Uma destas chicas, por essas manhãs, perguntou-me se "el tiempo" abriria. Respondi que talvez, mais tarde. A verdade é que eu, orgulhoso de minhas origens praianas, e pretenso conhecedor das naturezas do tempo, não sabia se faria sol. (É possível que isso se deva à minha constante ocupação com os estudos que faço sobre esse interior.) Senti-me "el niño". Um absurdo.
E nas ruas, não é diferente: um festival de eventos surreais. Seres que não existem desfilam impunemente pelo passeio, isentas da realidade pouca, exuberando belezas; anjos espanhóis, com enormes flores em seus longos cabelos, desafiam-nos a razão; frutos da terra a explodir nossas retinas...
Enfim, deixo aqui meu comovido testemunho de que as autoridades da ordem comum das coisas têm negligenciado muito a delicada realidade deste lugar.

Bruno*

1 Comments:

Anonymous Anônimo disse...

Q Deus conserve assim!

janeiro 17, 2008 11:52 AM  

Postar um comentário

<< Home