Confraternização

(Na geladeira)

quarta-feira, outubro 26, 2005

Eclesiástico, Capítulo 42, versículo 9 a 14

"Uma filha é uma preocupação secreta para seu pai;
o cuidado dela tira-lhe o sono.
Ele teme que passe a flor de sua idade sem se casar,
ou que, casada, torne-se odiosa para o marido;
receia que seja seduzida na sua virgindade,
e que se torne grávida na casa paterna.
Teme que, casada, ela viole a fidelidade,
ou que, em todo caso, seja estéril.
Exerce severa vigilância sobre uma filha libertina,
para que ela te não exponha aos insultos dos teus inimigos,
e te torne o assunto de troça da cidade, o objeto de mofa pública,
e te desonre aos olhos de toda a população.
Não detenhas o olhar sobre a beleza de ninguém,
não te demores no meio de mulheres,
pois assim como a traça sai das roupas,
assim a malícia do homem vem da mulher.
Um homem mau vale mais que uma mulher que (vos) faz bem,
mas que se torna causa de vergonha e de confusão."

!

Feminismo

"Feminismo é uma teoria social, uma corrente filosófica e um movimento político. Formado e motivado primeiramente a partir de experiências da mulher, ele apresenta uma crítica à desigualdade social dos sexos (numa perspectiva sociológica de gênero) e promove os direitos das mulheres, seus temas e interesses.
Cartaz a incentivar as mulheres a trabalharem nas fábricas durante a Segunda Guerra Mundial.As autoras (e os autores) do feminismo tentam compreender a natureza da desigualdade e enfocam a política dos sexos, relações de poder e sexualidade. Activistas políticas feministas advogam a igualdade social, política e económica entre os sexos, inscrita inclusivamente nas constituições e tratados internacionais. Tentam esclarecer questões sobre temas como direitos reprodutivos, a posição da mulher como objecto (essencialmente sexual), violência sexual e doméstica, licença pós-parto, igualdade salarial, assédio sexual, discriminação no local de trabalho, pornografia e o patriarcalismo.
As bases do feminismo se assentam na idéia de que a sociedade é organizada de forma patriarcal, em que o homem recebe vantagens sobre a mulher.
A teoria feminista moderna é predominantemente, embora não exclusivamente, associada a teóricas e teóricos acadêmicas de classe média, no ocidente. O feminismo no entanto é profundamente amplo e enraizado na sociedade, estendendo-se através das fronteiras de classe, raça ou localidade. O movimento tem especificidade cultural, procurando questionar os tópicos relativos à posição da mulher na sociedade em questão (por exemplo, quando trata de mutilação sexual em sociedades onde isso acontece, ou o sexismo das sociedades ocidentais). Alguns temas, entretanto, são universais, como estupro, incesto, aborto, criação de filhos, etc."

Wikipedia


Rodrigo Bobi

3 Comments:

Anonymous Anônimo disse...

Nossa, besteira se escreve em todo lugar("assim a malícia do homem vem da mulher.Um homem mau vale mais que uma mulher que (vos) faz bem,mas que se torna causa de vergonha e de confusão."); contextual e histórica (e sagrada), mas ainda assim besteira, que serve pra fundamentar outro monte de besteira... A busca da mulher, do homem não é por igualdade, mas por poder; acho que esse sim é o grande diabo, a grande tentação, rs...

outubro 26, 2005 10:42 AM  
Anonymous Anônimo disse...

“Um homem mau vale mais que uma mulher que (vos) faz bem,
mas que se torna causa de vergonha e de confusão."
Isso pq a mulher se torna uma vergonha, coisas inerentes de uma sociedade patriarcal. Sendo que o contrário torna-se motivo de chacota, pasmem, também para a mulher... Pedras, “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho...”

outubro 26, 2005 11:40 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Muitas coisas são escritas dentro de um contexto histórico. se tomarmos nossos valores veremos q na época ñ tinham os mesmos esclarecimentos e aberturas como hj.
por isso esse tipo de coisa nos soa tão absurdo.
acredito q as civilações são deixadas pa trás pois ñ conseguiram acompanhar as mudanças ou foram forçadas a engolir o q ñ aceitavam.

vivendo e aprendendo
e viva a liberdade relativa
viva as mulheres e as igualdades

q sejamos um mundo de paz e compreensão

q sejamos um mundo sem excessos
com muita educação

novembro 08, 2005 11:25 AM  

Postar um comentário

<< Home