Confraternização

(Na geladeira)

sexta-feira, outubro 14, 2005

Sobre "Estar Livre" , Meu Amigo

Não busquei e não me empolgo com esta famigerada "liberdade"; sempre preferi me embrenhar na corrente do amor do que me enforcar com a corda da liberdade.
Mas não lhe tiro a razão, amigo. Ah, que delícia é ser dono de si. Que prazer tranquílo e desapaixonado é poder não crer na vida e em suas absurdas promessas de felicidade; a última delas, o amor, se foi e levou com ele a esperança, a eternidade, permitindo que eu enxergasse a vida de acordo com uma velha vontade minha de não procurar sentido onde não o há.
Sinto-me dono da minha alma novamente, que agora só a mim pertence. Levarei-a aonde eu bem entender!E que lugares promissores a esperam - vales de muita beleza e muito vazio. É certo que ela não irá só: vocês, amigos, a acompanharam junto de amigos meus já mortos, amigos que estão sempre dispostos a me mostrar o simples, e principalmente, o nada.
* * *
Edu, escrevi isso pensando naquilo que você comentou sobre essa suposta nova liberdade minha. Era para responder diretamente em um comentário, mas o texto acabou tomando proporções inesperadas.
Abraços.

Bruno*

8 Comments:

Anonymous Anônimo disse...

Não deu para ler tudo agora, meu patrão tá toda hora passando aqui...
Irei emprimir e ler em casa, este comentário tentarei responder das profundezas de minha alma, sem nenhuma sofisticação...

outubro 14, 2005 12:58 PM  
Anonymous Anônimo disse...

ops... imprimir... Digitar correndo é F...

outubro 14, 2005 12:58 PM  
Anonymous Anônimo disse...

O que você entende por "corda da liberdade"? O que nós, seres humanos, entendemos por liberdade?
Sabemos o quanto as coisas, tanto os sentimentos quanto as decisões são temporárias. Você mesmo disse, é como se fosse uma piada divina. Ele gosta de rir, só isso. Tudo isso é uma grande piada. Não gosto de ver as pessoas afirmando com tanta "convicção" que as coisas se vão eternamente...
É uma onda, uma eterna onda. Levamdo, trazendo, levando, trazendo...
Ela vai levando e trazendo sua alma também. Você é também esta onda, pois, onde você enxerga o que separa você de todo o resto?
Um exemplo muito simples. Você iria apenas responder um comentário do Eduardo, mas a onda o levou a um outro destino...
Abraço forte e se cuida.

outubro 17, 2005 11:34 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Bom, entendo por corda um objeto material com o qual é possível enforcar-se, assim seria possível enforcar-se com a liberdade(eis a contradição intensionada!) se ela também fosse um desse objetos.
...Agora estou na "onda do nada", e me sinto bem sendo levada por ela, dure ela o quanto for...

outubro 17, 2005 11:51 AM  
Anonymous Anônimo disse...

A liberdade, assim como a "prisão", enforca mesmo. O ponto de mutação entre essa duas coisas é que nos coloca naquilo que você está(ou acha que está?), que é o nada.

outubro 17, 2005 12:06 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Será que é mesmo só um ponto (talvezum "point of no return"), um momento? Existe toda uma filosofia do nada - e Schopenhauer brilha cada vez mais em meu horiznte! Mas isso, só o tempo dirá, só o tempo...

outubro 17, 2005 12:20 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Realmente é um ponto sem retorno, com todos no meio do caminho. Sabe? Não podemos voltar no passado. Mesmo que façamos as mesmas coisa, algum detalhe será diferente.
Quanto à uma 'filosofia do nada', não sei NADA sobre isso...
Abraço!

outubro 17, 2005 12:26 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Meu grande amigo, “não procure sentido onde não o há”... Liberdade será que a temos? Será que ela existe, ou será apenas uma forma de pensar, agir, ou ainda um estado de espírito?
Cara não sou dono da verdade, não nem mesmo se a verdade existe ou o q é a verdade, mas isso não é o tema deste comentário. Creio que nunca estamos livres, por mais “livres” que possamos estar. Sempre há um amigo, um “amor”, ou qq outra pessoa q nos faz medir as palavras (Até mesmo com seus amigos mais íntimos vc tenta mesmo q inconscientemente não magoá-los)...
Meu acredito sinceramente que o amor é um vírus mutante que faz o HIV parecer resfriado de bebê. Ele muda se metamorfoseia e quando menos esperamos tomou conta de nós, mesmo que vc queira ser sozinho ele vem e cospe na sua cara...
A liberdade meu amigo talvez seja apenas uma indução doentia da nossa mente que nos faz se sentir melhor... Enfim pra um comentário este texto está muito grande, cesso aqui...
Perdoe-me os erros de português, porém se eu revisar este texto irei começar com a velha sofisticação e isto não quero neste momento.

Abraços

outubro 19, 2005 8:31 AM  

Postar um comentário

<< Home