Confraternização

(Na geladeira)

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Ser é Tempo*

Acabo de perceber que a história da minha vida também pode ser dividida em grandes períodos históricos, assim com o fez Eric Hobsbawn com a "história das civilizações modernas".
Assim, minha "Era dos Impérios", foi o período compreendido entre os 0 e 7 anos, quando imperavam minhas vontades, como acontece com todas as crianças nessa idade, onde a maior necessidade é a de que seus desejos sejam cumpridos imediatamente.
A "Era das Revoluções" se dá na fase das grandes revoluções corporais, físicas, hormonais, sociais, intelectuias, etc. que ocorrem na puberdade, aproximadamente por volta dos 8 aos 15 anos; momento em que o sujeito frequentemente vira monstro, decapta reis, salva princesas, conhece o mundo das idéias, das misérias, do amor, do trabalho, etc...
Atualmente, me encontro na "Era dos Extremos", dos 16 aos 20, vivendo os extremos da "realidade empírica", do dia-a-dia em um "mundo cão", mas principalmente os "extremos das paixões", que me levam do céu ao inferno num instante, numa palavra.
"Ser é tempo" é uma expressão muito abrangente, nos permite especular muito sobre o mundo e sobre nós mesmos. E aqui estou eu mais uma vez deturpando um conceito a serviço do meu "egoísmo". Quantos tempos sou neste exato momento? Por quantas revoluções hei de passar, quantas tragédias hei de viver? Só o tempo...

Bruno*
17/08/05

4 Comments:

Anonymous Anônimo disse...

Suas inter-relações entre diferentes textos, conceitos e idéias(me fugiu o nome para isso) são, cada vez mais, interessantes.
Diretas, claras, relativamente simples, do jeito que "mim" gosta. Ou minha percepção que é simplificada?
Ahhh! Chama-se intertextualidade?
&
Abraço forte para você!

fevereiro 22, 2006 8:50 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Olá meu caro!

concordo com você que o "Ser é Tempo" e acrescento: "Ser é Memória".
por curiosidade, pesquise sobre nossa memória q vc vai ver como somos um registro ambulante do passado e, ainda, remexemos e vamos interligando com as coisas de agora! é bem louco isso.

parabéns seu texto é bem claro, simpátco e confortável.
me trás a sensação de fragilidade e firmeza ao mesmo tempo, sei lá...

abs

fevereiro 24, 2006 1:44 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Exacto. Ser é memória. Pensar é lembrar. Coisas bem simples e que muitos nesse mundo conseguiram perceber para nos dizer que podemos superar quaisquer limites dentro de nós mesmos....
Enfim...
Abraço!!

fevereiro 24, 2006 3:45 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Somos fósseis vivos de nossa época, quão velho ou jovem somos?
Tenho menos que 30, mais do que 20 e ainda assim, não compreendo muito bem o linguajar "da turma dos 15", assim como não compreendo plenamente o "da turma dos 40"...

Isto vai de encontro com o tópico e de acordo com os comentários do Fred e do Bob, "Ser é Tempo", "Ser é memória"...

[]'s

março 02, 2006 8:23 AM  

Postar um comentário

<< Home