Confraternização

(Na geladeira)

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Administração de Sentimentos*

Pensei em criar o conceito de "Administração de Sentimentos". Não cheguei a elaborá-lo, mas tenho a impressão que ele seria um conceito e uma prática fracassados; o mercado de emoções, assim como o financeiro é cheio de reviravoltas e crashes e catástofres de toda espécie, totalmente instável. Subtrai uma pessoa aqui, soma um sofrimento ali, potencializa uma felicidadezinha acolá... Ou seja, tolice. Quem sabe ainda, seria uma dessas psicologias de auto-ajuda, do tipo Inteligência Emocional, ou Como Ser Um Vencedor, Como Fazer Com Que Qualquer Um Se Apaixone Por Você, das quais não tenho notícias, nem fé, de sua eficácia.
Em suma, uma idéia nati-morta. Foi apenas um esboço de reação intelectual, racionalização, do que se passa no espírito. Mais uma instintiva tentativa de calcular a vida, equacionar suas possibilidades etc. No entanto, fico satisfeito por não ter passado de um suspiro, e volto a contemplação, apenas experiência, deste fenômeno que é viver.

Bruno*

6 Comments:

Anonymous Anônimo disse...

A percepção da alma humana.

Abraço!

fevereiro 14, 2006 9:30 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Desculpe-me se o comentário abaixo não se apega ao centro de seu texto, porém ele está intrinsecamente ligado a idéia transmitida...

Creio que o conceito de "Administração de Sentimentos" não seria uma idéia nati-morta, pelo contrário creio ser bastante possível. Vejo em diversas filosofias orientais algo deste conceito, o Tao é um exemplo, a busca pelo controle da mente, corpo e espírito é alcançada pelos seus praticantes.
Isto demonstra um controle das emoções, logo uma "Administação de Sentimentos", creio ainda que estas filosofias nunca olharam isto como algum tipo de administação mas o fazem...

Portanto talvez seja possível a criação deste conceito, não faço a menor idéia de quanto tempo sua mente trabalhou baseada nesta perspectiva, entretanto acredito que seja possível trabalhar ao ponto de desenvolvê-la.

O que o senhor realmente entende por este conceito?

[]'s

fevereiro 15, 2006 10:06 AM  
Anonymous Anônimo disse...

é possível, mas acho q para chegar nesse ponto vc já será um Buda, um Cristo ou outro deste naipe!

se fôssemos tão controlados e fluentes ao mesmo tempo, seríamos seguidos pelas pessoas, pois olhariam p nós como semideuses!

acho q o estudo é o melhor caminho, mas oferecer isto como serviço... acho arriscado.
Da boa intenção ao charlatanismo, sacou? é uma linha bem tênue...
rrrrssssssss

abs

fevereiro 15, 2006 11:08 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Então, como eu disse, não passou de mais um sopro de racionalização, desenvolvido no máximo a ponto de um aforismo, suficiente pra apaziguar um pouco meus sentimentos. Legal isso de alguma forma se aproximar com aqueles sistemas filosóficos.
Ser um Buda, um Cristo seria bem legal mesmo... Mas o controle e sabedoria total tá muuuuiito longe, que embora seja um sonho seria muita pretensão minha. Mas tá beleza, tendo paz de espiríto é o que importa. E esse texto é tipo isso, um exercício narrativo e espiritual; deixa o sistema conceitual pra lá, o objetivo foi meio que cumprido, dentro dos meus limites, rsrsrs...
Abraço, pessoal!

fevereiro 15, 2006 12:38 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Acredito não ser necessário um Buda ou um Cristo...
Tenho bastante contato com o mundo oriental, inclusive conheço um monge ou dois e é inacreditável o controle que eles possuem sobre si mesmos, talvez a compreensão exata, perfeita, seja impossível, mesmo Cristo teve "fortes emoções" em sua vida. Alguns exímios praticantes de artes marciais alcançam um domínio surpriendente de seu eu interior, conseguindo realizar atos que pessoas "normais" julgariam improvável...

Os mistérios da mente humana realmente são muitos e se nos propormos a discutí-los aqui, deixaremos a conversa para nossos descendentes sem obter grande evolução de como e porque ela trabalha.

[]'s

fevereiro 16, 2006 10:23 AM  
Anonymous Anônimo disse...

SURPREENDENTE... surpriendente é terrível...

[]'s

fevereiro 16, 2006 10:25 AM  

Postar um comentário

<< Home