Confraternização

(Na geladeira)

domingo, janeiro 28, 2007

À beira da batalha

Sou o Urihinari
Servidor mantenedor amazônico
Por tarefa Delegada tenho de ser harmônico
Amigo e tutor de muitos xapori
Que me recebem em êxtase ianomâmi

Convivo com os satélites
E oro pelo silêncio das motoserras
E iluminação de seus detentores
Sou mais um hekura
Só mais um
Trabalhando-me para manter a alma pura

E, agora, meu dever é reunir os hekura
Para uma batalha dura
Contra os pore
E suas mentes biopiratas impuras
Que pilham horrores

Minha questão especial
É com o líder Õka negociar
Para com ele decidir
Quem é necessário desencarnar
Para aqueles cujas penas não podem mais se agravar

Agora que entedes aonde estás...
De que lado pendeu sua vida detrás?
E, agora, de que lado ficarás?

...

Às margens da devastação ordenada
Os bons médiuns suam nas suas oradas
Quando abrem seus olhos sutis
Para a batalha desesperada

Que somente comprovam os efeitos
No fugir da bicharada acuada
E nos berros invisíveis
Das árvores e amigos soldados
Que ferem-se em batalha

Mas, também
Nos brados de satisfação, também
Dos vencedores do bem
Se preservada a natureza imaculada

...

E agora?
Que entedes aonde estás...
De que lado ficarás?



Fred - 26/01/2007
Coleção Híbridos


Cultura Ianomâmi
Urihinari = espírito da Floresta Amazônica;
Xapori = pajé, xamã, místico;
Hekura = espíritos da floresta;
Pore = fantasmas que atacam ao anoitecer;
Õka = ianomâmi que assopra um pó venenoso nas suas vítimas.

3 Comments:

Anonymous Anônimo disse...

Master!
Muito bem escrito, e importante por defender a causa dos índios e da natureza; sem contar a inteligência e habilidade que são necessárias para se representar, com palavras, um universo tão repleto de características próprias, como no caso, é a cultura indígena.
(É impressão minha, ou há um certo rítmo nos versos que lembra as músicas, ou mesmo o róprio rítmo da fala dos indíos?)

Congratulatio!

janeiro 29, 2007 11:47 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Opa meu caro.
obrigado pelos comentários
a musicalidade é uma obssessão recente minha. busquei rimas q ñ fossem fáceis e bacanas. tentei, pelo menos.
quanto à causa indígena é isso mesmo, mas me referi a questões ligadas mais à cultura Ianomâmi.
é uma estória q interliga o plano espiritual com o plano físico, associando os elementos atuais.
gostei de escrever.
espero q todos gostem de ler.

valews

^^

abs

janeiro 29, 2007 5:57 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Olá Fred...

Achei mto lindo o texto, um dos melhores que eu já li aqui...sério msm...
Parabéns!

Bju!

PS: Não é babação de ovo não,tá! rs

janeiro 31, 2007 11:46 AM  

Postar um comentário

<< Home