Confraternização

(Na geladeira)

quinta-feira, março 15, 2007

Desejando estar numa praia

POEMA AO PRECIPÍCIO PRECIPITADO

Vi você se direcionando a um precipício
– segura de si, sem dúvida –
[e tive medo de seu inexorável salto.
Não tive raiva, não quis te impedir.
Apenas te segui com meus olhos de guarda
[e meus incompreensíveis e inexplicáveis,
[bobos talvez, e inofensivos pensamentos
[de um labrador zeloso e, talvez por isso, desprezível.
Te segui com meus olhos e meus pensamentos
[e meu corpo, feio e frágil.
Não tive raiva, não quis te impedir.
Tive medo, apenas.
O medo idiota de quem quer bem.
O medo idiota que, por inexplicável,
passa por qualquer coisa ruim, perniciosa.
O medo de quem não sabe expressar
o tamanho e a pureza das coisas.

Olhos de guarda
Pensamentos de labrador
Corpo de coisa qualquer.

A impávidos rochedos e vagas turbulentas
[na eterna iminência de algo maior,
saltaste.
E eu, sabedor da eterna iminência
[e receoso de seu desfecho
saltei também.

E apenas a te fazer companhia,
[cercado contigo por rochas e vagas,
eu, impotente feito fantasma invisível,
me vi sendo afastado por ti,
[impiedosa
num primeiro instante de assustada raiva.
E no segundo instante, susto passado,
razão recobrada, me acariciaste.
A mim, que desde o teu primeiro passo,
não ocorreram senão as melhores intenções
[e mais puras.

E se a história acaba aqui
[sem o dolorosíssimo quase-afogamento,
é por eu saber, de fato,
a medida das coisas belas
[Que não são questionáveis.


Algoz

2 Comments:

Anonymous Anônimo disse...

Essa coisa de duas pessoas e precipício é muito forte...
Feliz ou infelizmente, não fui capaz de dissociar o conteúdo de um conhecimento contextual que tenho, conhecimento este que me faz extremamente privilegiado ao poder perceber a beleza a qual os fatos te levaram.

Beijos...

março 16, 2007 11:31 AM  
Anonymous Anônimo disse...

E se a história acaba aqui
[sem o dolorosíssimo quase-afogamento,
é por eu saber, de fato,
a medida das coisas belas
[Que não são questionáveis.

Esses são os mais belos versos que eu já li em tudo que você escreveu. Você é muito talentoso, aprisiona o sentido das palavras nelas mesmas para soltá-las depois. Parabéns!

maio 01, 2007 12:52 AM  

Postar um comentário

<< Home